Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Páscoa

Significado da Páscoa

Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.

Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:

Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.

Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.

Símbolos da Páscoa

Há símbolos que representam a Páscoa e são muito tradicionais...



O primeiro, sem dúvida é o ovo de Páscoa, que simboliza vida nova ou o começo da vida, por isso eram oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente não existiam ovos de chocolate, então usava-se ovos cozidos e depois decorados. Essa tradição continua em muitos países até hoje, mas... Depois de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e
os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!





O coelho da Páscoa é uma celebridade nesta época, principalmente para as crianças. O coelho tem grande facilidade para procriar e lembra a fecundidade da palavra de palavra de Deus entre os povos.





A colomba pascal tem o formato da "pomba da paz" que significa a vinda do Espírito Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na vila de Pavia, na Itália, onde um confeiteiro teria evitado a invasão da vila oferecendo este agrado ao rei, mantendo assim a paz no local.




Brincadeiras da Páscoa... Esta você não pode perder!

A caça ao ovo é uma brincadeira tradicional e divertida! Os ovos, que podem ser os cozidos decorados ou mesmo os ovos de chocolate, são escondidos pelos pais para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa.
Eu ainda não tenho filhos, mas tenho sobrinho e afilhadas... Como eles já são grandinhos, vou esconder os ovos pela casa, cada lugar que tiver um ovo escondido terá uma espécie de enigma, que eles terão que desvendar para achar o próximo local...


FELIZ PÁSCOA!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...